Seja otimista!

Como ser feliz mantendo o olhar frio e o sorriso escondido? Como ser feliz, e se revoltar e se queixar? É como sair às compras sem dinheiro ou ir pescar sem anzol. Reconheça ser preciso jogar para longe o que for tristeza, desamor, e o espírito de levar vantagem, e colocar no lugar deles o prazer de viver em paz. Para se ter a felicidade é importante deseja-la por inteiro, robusta e quente, sob forte esperança no amanhã, porque, se deseja-la fraca, ela por si mesma se inutiliza desde o principio. A mente não é feita somente para atrair dinheiro ou bens materiais. A mente também faz isso. Mas sua maior finalidade é a criação dos valores morais e da paz, de tal modo que chegam a se refletir na face e atrai simpatias e benefícios. Se você tem hábitos enraizados, se você tem comportamentos de longa data, pensamentos que se repetem e se sente insatisfeito(a)...disponha-se a mudar. Não fique repetindo o passado, parado no tempo, inerte. Faça alguma coisa, construa um mundo novo, limpo e arejado. Você tem capacidade para isso. Acredite em um futuro brilhante. Você pode ser feliz tanto quanto, ou o quanto mais quiser ser feliz. Faça um autoexame do que você é, do que você pensa, em como vem se tratando e em como trata as pessoas e o planeta. Medite sobre a sua realidade, sobre o que tem feito com seu tempo e de como tem se relacionado si mesmo(a) e com os outros. E a partir disto, vislumbre e desenhe um novo futuro. Se você der o máximo de si na edificação de um futuro melhor, com esperança, fé em si mesmo e fé em um Poder Superior já terá começado a mudar seu quadro atual e a começar a se sobrepor como criatura bem sucedida. Confia em seu deus interior. Jesus disse: “Vós sois deuses, e como deuses podem fazer o que eu faço e muito mais se tiverem, fé!” A melhor confiança, a melhor defesa é a fé em seu deus interior. Aceite as quedas e perdas da vida. Cair e perder faz parte de nossa caminhada. Mas quando cair ou perder levante-se e caminhe ainda que sentindo dores. Não existem méritos em ficar deitado para evitar-se cair. Mas levantar-se todas as vezes que se cai. Somente assim aprenderemos algo. Acredite também em seu pais. Grandes homens e mulheres sempre acreditaram em suas nações. Diante disto quando partiram para a pátria espiritual, deixaram com seus feitos e ideias o planeta um pouco melhor. Não se aceite atolado em falhas ou em “pecados". Deus que é fonte de tudo e de todos não enxerga nossos erros, mas a força que fazemos para conserta-los. Diante disto, acredite em Deus. Muitas doutrinas religiosas afirmam que o Pai Celestial, é o Deus do impossível. Diante disto quando cair ou desiludir-se com as pessoas, segure nas mãos Dele. Pois se Deus realiza coisas impossíveis, com certeza ele é capaz de fazer o impossível acontecer em sua vida. Acenda o fogo do otimismo. Explore o seu poder de luta e terá um grande futuro. Lembre-se: O fogo de um palito ou um incêndio em uma floresta começa sempre com uma pequena faísca.

Manoel João

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O QUE SIGNIFICA SER PLENO, E TER PLENITUDE?

























Estamos no universo para passar por  situações constantes, onde estamos ensinando e aprendendo, e chegarmos ao patamar de virtudes . O planeta é uma grande escola, viajando a milhares de quilômetros, onde não se tem férias, nem recreio, pois o aprendizado acontece em tempo integral.

Por ventura, as pessoas tem percebido que o tempo está passando cada vez mais rápido? Dias, meses, anos. Enfim mais um motivo para desfrutarmos o máximo de nosso tempo presente.


Nós gastamos muita energia física e mental, ocupando nossas mentes com acontecimentos passados e utopias futuras e acabamos rejeitando o nosso presente o qual o futuro será a consequência de nossas escolhas no aqui e agora, já que o futuro reside na esfera do empírico, fantasias e suposições, posto que ele ainda será escrito por nós mediante nossos atos, atitudes e pensamentos.

Pensar e agir no passado só nos traz angústia e sofrimento. Acabamos sempre julgando tudo e à todos pelo passado que já não existe mais, nos esquecendo que existe o agora, resultando o presente.

Se desprender do passado e não se arrepender de nada que tenhamos feito, pois o jeito somos hoje, é a soma de todas as nossas escolhas passadas. Nos cabe aceitar este fato, e seguirmos em frente. 
  
Acredito firmemente que a nossa vida é tocada de eternidade. Temos todos na nossa história pessoal aqueles momentos que resumem anos de procura e conhecimento. Em que podemos dizer que foi o dia em que nos tornamos uma outra pessoa, ou que mudou nossas vidas. Também os momentos que marcam definitivamente pela negativa, que impuseram rupturas e decisões dolorosas. Em tudo isto, há uma dimensão de qualquer coisa de definitivo que pode ser tão libertador, iluminador ou tão destruidor.

Por isso temos sempre atrás e à nossa frente um caminho complexo. Que procuramos que seja pleno, que aja plenitude em que tudo seja linear e óbvio.  E descobrimos que o que não abunda são as respostas fáceis.

Uma vida plena, não é uma vida cheia. Aliás as nossas agendas super preenchidas falam-nos mais de vento do que de mar. A plenitude está em pôr uma cor dentro dos nossos espaços vazios, ou cinzentos. Que ainda por cima são espaços que nem sabemos como os preencher. Talvez seja este o desafio e a surpresa: De deixar que sejam pintados por outro que sabe muito mais de nós e da nossa ida que nós próprios. E confiança assim gratuita não é fácil, porque teimamos sempre em ser donos de nós mesmos. Porem, isso é uma utopia. Se vivemos em família, em sociedade, como sermos donos de nós mesmos, já que sentimos e fazemos sentir nos outros os efeitos de nossos atos e pensamentos?

Se somos donos de nós, porque então nos melindramos, nos iramos, nos entristecemos quando algo ou alguém não faz o que queiramos que seja feito, e vice e versa? Confundimos independência com autonomia. Autonomia todos podem ter e isso é até relativamente fácil de se obter. Mas independência não. Todos nós dependemos de alguém. Dependemos de um homem e uma mulher para nascermos. Dependemos de um professor para aprendermos a ler e escrever. dependemos de uma faculdade para termos maiores conhecimentos e termos melhores chances. E veja bem: Até para escrever no facebook, dependemos de alguém que inventou o computador, o teclado, a telinha, e etc.

A plenitude da vida, cada 24 horas de um dia, deveria equivaler por uma vida inteira sendo plena.  É quando as pessoas mais sensíveis param e se permitem curtir o espetáculo do pôr do sol, percebendo, mesmo sem entender, que há algo muito maior e mais importante do que a busca frenética e mesquinha pelo dinheiro, pela fama e pelo poder, a qual está empenhado o mundo.

O mais importante, é perceber os valores pessoais, as experiências que se adquiriu ao longo da vida e elaborar um "plano de ação" . De qualquer forma, é necessário que haja incentivos e ações suficientemente poderosos para superar a auto crítica depreciativa e sobrepujar as forças retardadoras para o desfrute de uma maturidade e velhice feliz. A par dessas possibilidades, conseguir aceitar a si mesmo em suas condições já constitui, por si só, um feito extraordinário. O alívio gerado pela libertação dessas amarras, melhorará a qualidade dos relacionamentos com os outros e consigo mesmo, tornando-o mais forte emocionalmente. E quanto mais emocionalmente forte estivermos, menos nos  sentiremos ameaçado por s outras pessoas ou pelas circunstâncias. Daí para o "produzir" é um pulo, afastando o tédio, a tendência ao vício e a tristeza.

Quanto ao amor, mais vale um amigo por perto do que um parente longe. Aprenda a valorizar as pessoas que se importam com você e estão dedicando um partilhamento mesmo que momentâneos suas vidas, ao seu conforto e bem estar ao invés de gastar um tempo tão precioso com aquelas pessoas que não estão nem aí para você.

Em qualquer fase de uma vida plena,  a capacidade de se adaptar ao novo é essencial para gozar o prazer em viver, e ter plenitude na vida,  quer seja (re)aprendendo com o mais novo ou com o mais velho, quer seja ensinando ao mais novo ou ao mais velho. Assim, muitos são os motivos pelos quais é possível que a vida, seja um período prazeroso, produtivo e emocionante. Seja qual for sua idade, se você se julga velho ou novo, traga à memória somente aquilo que lhe pode dar esperança. A vida nesse planeta é tão curta que não vale a pena remoer nada, mas sim deixar o coração agir e pulsar no ritmo do amor universal, já que fazemos parte de um todo!

Curta intensamente cada momento do dia, pois afinal, como bem disse, aos 86 anos, o poeta e escritor alemão Goethe:

"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira".


Manoel João


6 comentários:

  1. Muito bom. Magnífica citação de Goethe. Luz e paz. Abs

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,João. Tanta riqueza num texto só, quanto aprendizado, que fixou a minha atenção em suas palavras.
    Passou um filme pela minha mente agora.
    Sempre tive uma tendência em ser presa do passado e apavorada com o futuro, nunca, ou quase, consegui concentrar-me no presente, o que faz um mal tremendo.
    Hoje, posso considerar que estou menos pior nessa questão, mas não totalmente liberta, fato.
    Concordo plenamente que dependemos uns dos outros em maior ou menor proporção, que não somos sozinhos, mas infelizmente existem vezes que não pensamos que não, daí,para mim, vem um outro fator chamado arrogância aliada ao isolamento, perigosa combinação.
    Valorizar a quem se importa conosco, necessariamente não significa
    que devemos nos prender a esta pessoa como "salvação", pode ser ela a nossa "condenação", podemos não ser felizes com ela, afinal, seja em que âmbito for, será que o coração vibra na mesma sintonia de quem nos ama? Creio que não.
    Todo seu texto é perfeito e reflexivo, poderia eu escrever o que penso,mas creio que já compreendeu tudo.
    Posso apenas parabenizá-lo!
    Seja sempre feliz!
    Tenha uma semana de paz.
    Beijos na alma!

    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/

    http://divasdapoesianaturalmente.blogspot.com.br/

    Seu blog já estava em minha lista pessoal, agora, está no blog em parceria feito com Zilda Oliveira, sua colega de profissão, ela esteve comentando aqui.
    Agradecemos pelo seu carinho e atenção.
    Gostaria da sua opinião no blog.
    Grata!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Patrícia. Eu compreendo tudo o quer vc quer dizer! Eu agradeço sua visita, bem como agradeço seu carinho e gentilezas...E sou grato também por adicionar meu blog em sua lista de interesses, bem como por divulga-lo. E visitarei seus blogs com prazer. Um forte abraço e beijos na alma!

      Excluir
  3. Excelentes artículos, fue placer llegar hasta tu sitio por intermedio de tu presencia en el mío.
    Mis mejores deseos para este año que pronto se inicia, un gran agrazo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por su comentario y por su visita. Un feliz 2016 para ti también. Fuerte abrazo.

      Excluir