Seja otimista!

Como ser feliz mantendo o olhar frio e o sorriso escondido? Como ser feliz, e se revoltar e se queixar? É como sair às compras sem dinheiro ou ir pescar sem anzol. Reconheça ser preciso jogar para longe o que for tristeza, desamor, e o espírito de levar vantagem, e colocar no lugar deles o prazer de viver em paz. Para se ter a felicidade é importante deseja-la por inteiro, robusta e quente, sob forte esperança no amanhã, porque, se deseja-la fraca, ela por si mesma se inutiliza desde o principio. A mente não é feita somente para atrair dinheiro ou bens materiais. A mente também faz isso. Mas sua maior finalidade é a criação dos valores morais e da paz, de tal modo que chegam a se refletir na face e atrai simpatias e benefícios. Se você tem hábitos enraizados, se você tem comportamentos de longa data, pensamentos que se repetem e se sente insatisfeito(a)...disponha-se a mudar. Não fique repetindo o passado, parado no tempo, inerte. Faça alguma coisa, construa um mundo novo, limpo e arejado. Você tem capacidade para isso. Acredite em um futuro brilhante. Você pode ser feliz tanto quanto, ou o quanto mais quiser ser feliz. Faça um autoexame do que você é, do que você pensa, em como vem se tratando e em como trata as pessoas e o planeta. Medite sobre a sua realidade, sobre o que tem feito com seu tempo e de como tem se relacionado si mesmo(a) e com os outros. E a partir disto, vislumbre e desenhe um novo futuro. Se você der o máximo de si na edificação de um futuro melhor, com esperança, fé em si mesmo e fé em um Poder Superior já terá começado a mudar seu quadro atual e a começar a se sobrepor como criatura bem sucedida. Confia em seu deus interior. Jesus disse: “Vós sois deuses, e como deuses podem fazer o que eu faço e muito mais se tiverem, fé!” A melhor confiança, a melhor defesa é a fé em seu deus interior. Aceite as quedas e perdas da vida. Cair e perder faz parte de nossa caminhada. Mas quando cair ou perder levante-se e caminhe ainda que sentindo dores. Não existem méritos em ficar deitado para evitar-se cair. Mas levantar-se todas as vezes que se cai. Somente assim aprenderemos algo. Acredite também em seu pais. Grandes homens e mulheres sempre acreditaram em suas nações. Diante disto quando partiram para a pátria espiritual, deixaram com seus feitos e ideias o planeta um pouco melhor. Não se aceite atolado em falhas ou em “pecados". Deus que é fonte de tudo e de todos não enxerga nossos erros, mas a força que fazemos para conserta-los. Diante disto, acredite em Deus. Muitas doutrinas religiosas afirmam que o Pai Celestial, é o Deus do impossível. Diante disto quando cair ou desiludir-se com as pessoas, segure nas mãos Dele. Pois se Deus realiza coisas impossíveis, com certeza ele é capaz de fazer o impossível acontecer em sua vida. Acenda o fogo do otimismo. Explore o seu poder de luta e terá um grande futuro. Lembre-se: O fogo de um palito ou um incêndio em uma floresta começa sempre com uma pequena faísca.

Manoel João

quinta-feira, 8 de maio de 2014

MEDOS, FOBIAS E MANIAS. QUAL A DIFERENÇA?


O  QUE É O MEDO?



O medo é uma emoção inerente ao ser humano, posto que, sem ele, não reagiríamos a situações de perigo. Defesa natural e necessária, é um alerta, ligado ao instinto de sobrevivência, definido pela sensação de que algo de ruim pode acontecer, seguido de manifestações físicas consequentes dessa impressão.A sensação de medo está associada à amígdala, localizada no cérebro. Sem esta estrutura cerebral, responsável pelas emoções, inexistiria o alarme que nos impede de evitar o perigo e o indivíduo se exporia a situações às quais deveria evitar.ter ou sentir medo, é um estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, sejam estas ameaças reais, quer sejam hipotéticas ou imaginárias. A partir da identificação do sinal de perigo, há uma descarga de adrenalina em nosso corpo, com a conseqüente aceleração cardíaca. É possível que ocorram tremores, transpiração excessiva, taquicardia e maior ou menor percepção do que ocorre ao redor. No grau mais elevado de medo, também chamado neste caso de chamado pavor ou pânico, é possível que ocorram dificuldades respiratórias e palpitações, calafrios, náusea, tontura, calafrio, dor no peito, taquicardia, falta de ar, formigamento, tremores, relaxamentos dos esfincteres, paralisação de membros, alterações de consciência, vômitos e mesmo vertigens ou desmaios. O problema no entanto, não está em sentir medo. Ao contrário. O medo é uma forma de proteção, um instinto de segunda classe, reprimido socialmente, especialmente em relação as pessoas do sexo masculino, Porem extremamente vital para o ser humano, porque nos prepara para reações, como a fuga ou a luta, quando confrontados em situações críticas. Segundo Freud, sempre haverá duas classes de instintos permanentemente em oposição, ou seja, entre os instintos sexuais em oposição aos instintos do eu e entre os instintos de vida e os instintos de morte.


O QUE É FOBIA?

A palavra vem do grego phobia, que significa medo intenso, ou irracional, aversão, hostilidade. O termo fobia, não pode ser traduzido literalmente por medo, haja vista que fobia é um termo amplo, pois envolve sensações outras como a hostilidade e a aversão. Trata-se de um dos transtornos de ansiedade mais comuns e dos mais estudados distúrbios psicológicos. Fobia é um distúrbio emocional, não hereditário, caracterizado como o medo irracional, exagerado e persistente em relação a uma ameaça, objeto ou situação, e que pode vir a comprometer as relações sociais e causar sofrimento àquele que manifesta a doença, tendo em vista que não há controle voluntário da sensação. Pode se manifestar em qualquer idade. A pessoa fóbica tem consciência de que suas reações física e emocional, é exagerada, mas não consegue evitar e nem controlar que os sintomas sejam desencadeados. A origem da fobia é uma crise de pânico desencadeada em situações específicas, relacionadas com o psicológico, como por exemplo, o medo de água, de multidão, de falar em público ou o medo do escuro, com animais, como o medo específico de cães, gatos, galos, galinhas e pintinhos, ou como cobras e aranhas, com superstições, como ocorre com a fobia da sexta-feira 13 ou relativa a determinados números. Com condições fisiológicas, em virtude de uma maior sensibilidade desenvolvida pelo fóbico, como as fobias a cheiros, sons e luz ou, ainda, com preconceitos e discriminação, como é o caso da homofobia e da xenofobia. Pode ter como causa o vivenciar de uma experiência traumática no passado ou presenciada pelo fóbico. Pode ser igualmente originada a partir de uma fixação, trazida pelos costumes, (como é a fobia aos fantasmas, ou ao bicho papão), pelo medo relacionado ao futuro, como por exemplo, a ciberfobia ou por influências culturais (transmitidas pelos amigos, meios de comunicação, costumes sociológicos e etc. Para muitos neurocientistas a causa das fobias estaria relacionada ao aumento do fluxo sanguíneo e maior metabolismo no lado direito do cérebro em pessoas fóbicas. A razão biológica como explicação para as fobias faz sentido, de vez que a sensação do medo relaciona-se com a amígdala cerebral.

MANIA. O QUE É?

A palavra vem do grego mania, e significa loucura. Mania, é o costume obsessivo de se fazer alguma coisa. Geralmente, a pessoa maníaca, apresenta uma elevação anormal e persistente do humor (euforia). A elevação do humor é acompanhada por aumento nos níveis de energia, que resulta em hiperatividade, fala pressionada, e necessidade de sono diminuída. A atenção não consegue ser mantida e há uma frequente distração acentuada. A auto estima é frequentemente aumentada com idéias grandiosas e extrema auto confiança. A perda de inibições sociais pode resultar em um comportamento imprudente, temerário ou inadequado às circunstâncias. Na maior parte dos casos de manias, acontece a repetição exagerada de hábitos, gestos, palavras ou atitudes. Esses hábitos persistentes quando causam prejuízos na vida do indivíduo ou de pessoas próximas em pelo menos duas esferas da vida como por exemplo, profissional, acadêmica, social, familiar ou amorosa, pode se tratar de Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC. Erradamente a linguagem popular usa a palavra mania para designar hábitos como colecionar algo ou gostar de ouvir ou conversar sobre algo. tais costumes, não sendo prejudicial, não é classificado como transtorno ou manias.

Diante do resumo sobre medo, fobia e mania, creio podermos concluir que concluir que ninguém está imune às fobias. Muito pelo contrário. Convivemos com todas elas, pois o medo, a fobia e as manias, fazem parte de nossas vidas. Assim, todos nós somos fóbicos. Mas, são fobias e medos que se manifestam em determinadas situações. Porem, o limite que separa a normalidade da anormalidade, surge quando a fobia se transforma em um agente limitador, uma barreira para a convivência social, barreira para o trabalho, e constrói muros que impeçam o desenvolvimento pessoal. Sempre será possível vencer uma fobia quando ela se torna crônica. Muitas vezes, o medo, mórbido, pode dissipar-se com o passar do tempo e a compreensão do próprio fóbico, mediante o enfrentamento das situações gatilhos. Porem, noutras situações, será necessário o acompanhamento de um profissional especializado.

11 comentários:

  1. Mais ou menos o que eu já definia, claro que, sem a riqueza de detalhes.

    Obrigado por me seguir;

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ola Claudio. Bom dia. Grato eu pelo seu comentário e por sua visita. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Manoel.
    Hoje, eu vim agradecer por você estar fazendo parte da família do blog 'Redescobrindo a Alma".
    Esse meu blog de poesias é feito com muito amor, assim como o outro de homenagem e selos, que você ainda não conhece.
    Amo psicologia, e certamente, eu virei aqui com calma, lerei e comentarei sobre o artigo.
    Já estou seguindo o seu espaço, que creio irá me acrescentar bastante.
    Tenha um fim de semana de paz!
    Beijos na alma!

    http://carinhosemselosdosamigos.blogspot.com.br/(blog pessoal)

    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/(blog pessoal)

    http://refugio-origens.blogspot.com.br/(blog onde escrevo)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Patricia. Grato eu por me seguir e pelo comentário. Eu visitei seu blog e gostei do conteúdo, pois poesias me atraem e muito. Seja sempre bem vinda ao meu blog bem como agradeço seu comentário nas postagens e já lhe sigo nos outros links. Um ótimo final de semana, com votos de paz e luz e beijos na alma.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Manoel. Agradecendo novamente o comentário tão expressivo que você deixou no blog "O Refúgio Das Origens".
    Este, é um blog que eu escrevo todos os dias 09 e 23 de cada mês, para ler as minhas outras poesias por lá, basta clicar no marcador Patrícia Pinna e aparecerão todas elas. Adorarei ler seus comentários em cada uma delas, rs. Abri um sorriso quando te vi por lá, assim também, espero ler seus comentários nos meus espaços pessoais.Muito obrigada, você abriu um sorriso em meu coração.
    Respondi ao seu comentário lá mesmo.
    Lerei o artigo aqui para poder comentar,senão, só agradeço e agradeço, rs.
    Você é muito gentil e o seu sorriso me faz bem, parece que eu o conheço, nos encontramos há muito tempo.
    Beijos na alma e tudo de bom.
    Lindo fim de semana de paz!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Manoel. Maravilhosa a matéria. Eu li atentamente o significado de cada artigo.
    Achei o resumo dos três algo bem interessante, uma vez que, esclareceu ainda mais com lucidez os nossos pensamentos.
    Acredito eu, que o medo natural todos têm, e quando este chega a nos paralisar, creio ser perigoso.
    A questão da fobia me interessou no que diz respeito a fobia do futuro.
    Eu costumo dizer que tenho muito dele.
    Na realidade, os meus medos são mais abstratos, se posso classificar assim.
    Não é a violência que me assusta, mas sim o que acontecerá comigo no futuro, tendo em vista o meu presente.
    Daí, vem a questão de que muitos terapeutas dizem que o futuro não existe. Será?
    Sei que eu o temo, e isso me assusta.
    Quanto às manias, não me identifiquei nelas, não me vi cometendo algumas, ou não lembro.
    De qualquer modo amei a postagem, adorei!
    Parabéns por tão belo trabalho!
    Tenha um abençoado fim de semana de paz!
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O futuro existe sim Patrícia, mas todos temos o poder de molda-lo a partir de nossas atitudes e posturas. Obrigado pelo carinho. Beijos na alma.

      Excluir
  7. Boa tarde Patrícia. Realmente gostei demais do seu blog e fico feliz de estarmos partilhando nossas afinidades. Realmente É muito gostoso ler suas postagens e comentários la deixados. Mais feliz eu fico de acrescentar sorrisos em seu coração. Um coração sorridente nos eleva e nos torna plenos. E quem sabe nos encontramos a bastante tempo, ja que existe a busca dos afins e o semelhante atrai o semelhante não é?
    Quanto ao medo, é como comento. é uma reação natural e inerente ao ser humano. O medo nos faz ter reações como cuidado e automaticamente nos faz pensar. Mas quando o medo paralisa, inibe o viver ou nos torna submissos, é uma sensação e uma emoção doentia. Porem, reconhecer nossos medos e enfrenta-los nos faz modificar hábitos e traz claridade ao pensamento e consequentemente nos deixa precavidos contra uma série de adversidades emocionais. Ter uma fobia do futuro é de certa forma natural, já que sabemos que por mais que planejemos, o futuro sempre é incerto. E a incerteza sem sombra de dúvida nos deixa inseguros, já que é não se pode controlar a vida e os acontecimentos. Mas também posso afirmar até de maneira filosófica, que o nosso presente pode se espelhar em nosso passado para construir os alicerces do futuro. sendo assim. já ouvi a expressão que o futuro não existe. Olhando pelo lado realista e até terapêutico, concordo que o futuro não existe pois o futuro é o agora. Mas o que conhecemos como agora, tem origens em algo que nasceu em nosso pensamento antes de acontecer. sendo assim, tem origens em nossos pensamentos, em nossos medos, em nossas coragens. E isso tudo é construído a partir do que somos e do que fomos feitos, posto que o ser humano se constrói e é construído. mas ainda assim, o futuro sendo o agora, também é o amanhã. E como escreveu o poeta Gibran khalil Gibran:

    " Suas almas residem na mansão do amanhã, na qual não podes visitar nem em sonhos"!

    Mas o poeta também escreve:

    "Todo saber é vão, exceto quando há trabalho. E todo trabalho é vazio, exceto quando há amor. E quando trabalhais com amor, vós vos unis a vós próprios, e uns aos outros, e a Deus.”

    Sendo assim querida patrícia...o futuro sendo agora, ou amanhã, é a busca constante do ser humano e nenhum ser humano pode fugir disso, posto que segundo algumas filosofias religiosas e filosóficas, até os que já morreram e habitam o mundo dos espíritos buscam o futuro glorioso. E vc ter medo do futuro mas não o temer é extremamente saudável e fortificante pois agora parafraseio Friedrich Nietzsche que diz:

    " Aquilo que não me destrói só me fortalece".

    E sobre as manias, todos nós as temos, e não sendo nada anormal...porque não te-las não é?
    Muito obrigado pelo elogio e pelo carinho de sempre.
    Um ótimo final de semana e uma semana iluminada cheia de paz e luz com beijos na alma.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Manoel. Aprendi muito com o seu comentário, explicações interessantes, parece até um outro artigo, rs.
    Sou sedenta disto, do conhecimento da alma, dos que nos cerca e faz bem.
    Muito obrigada por toda a atenção.
    Atentamente li a tudo e viajei nas palavras de resposta ao meu comentário.
    Muito bom saber que, alguém nos ouve e vai além, não fica na epiderme da alma.
    Tenha um fim de semana glorioso e de paz!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, sou eu que agradeço sua participação e me sinto feliz em poder compartilhar algo que aprendi e ter afinidades em ter com quem trocar. E adorei a frase " Não fica na epiderme da alma. " Pode ter certeza que em algum novo post meu, ela vai ser usada...rsrsr! Um lindo final de semana e maravilhoso inicio de semana a vc com votos de paz e luz. Beijos na alma.

      Excluir