Seja otimista!

Como ser feliz mantendo o olhar frio e o sorriso escondido? Como ser feliz, e se revoltar e se queixar? É como sair às compras sem dinheiro ou ir pescar sem anzol. Reconheça ser preciso jogar para longe o que for tristeza, desamor, e o espírito de levar vantagem, e colocar no lugar deles o prazer de viver em paz. Para se ter a felicidade é importante deseja-la por inteiro, robusta e quente, sob forte esperança no amanhã, porque, se deseja-la fraca, ela por si mesma se inutiliza desde o principio. A mente não é feita somente para atrair dinheiro ou bens materiais. A mente também faz isso. Mas sua maior finalidade é a criação dos valores morais e da paz, de tal modo que chegam a se refletir na face e atrai simpatias e benefícios. Se você tem hábitos enraizados, se você tem comportamentos de longa data, pensamentos que se repetem e se sente insatisfeito(a)...disponha-se a mudar. Não fique repetindo o passado, parado no tempo, inerte. Faça alguma coisa, construa um mundo novo, limpo e arejado. Você tem capacidade para isso. Acredite em um futuro brilhante. Você pode ser feliz tanto quanto, ou o quanto mais quiser ser feliz. Faça um autoexame do que você é, do que você pensa, em como vem se tratando e em como trata as pessoas e o planeta. Medite sobre a sua realidade, sobre o que tem feito com seu tempo e de como tem se relacionado si mesmo(a) e com os outros. E a partir disto, vislumbre e desenhe um novo futuro. Se você der o máximo de si na edificação de um futuro melhor, com esperança, fé em si mesmo e fé em um Poder Superior já terá começado a mudar seu quadro atual e a começar a se sobrepor como criatura bem sucedida. Confia em seu deus interior. Jesus disse: “Vós sois deuses, e como deuses podem fazer o que eu faço e muito mais se tiverem, fé!” A melhor confiança, a melhor defesa é a fé em seu deus interior. Aceite as quedas e perdas da vida. Cair e perder faz parte de nossa caminhada. Mas quando cair ou perder levante-se e caminhe ainda que sentindo dores. Não existem méritos em ficar deitado para evitar-se cair. Mas levantar-se todas as vezes que se cai. Somente assim aprenderemos algo. Acredite também em seu pais. Grandes homens e mulheres sempre acreditaram em suas nações. Diante disto quando partiram para a pátria espiritual, deixaram com seus feitos e ideias o planeta um pouco melhor. Não se aceite atolado em falhas ou em “pecados". Deus que é fonte de tudo e de todos não enxerga nossos erros, mas a força que fazemos para conserta-los. Diante disto, acredite em Deus. Muitas doutrinas religiosas afirmam que o Pai Celestial, é o Deus do impossível. Diante disto quando cair ou desiludir-se com as pessoas, segure nas mãos Dele. Pois se Deus realiza coisas impossíveis, com certeza ele é capaz de fazer o impossível acontecer em sua vida. Acenda o fogo do otimismo. Explore o seu poder de luta e terá um grande futuro. Lembre-se: O fogo de um palito ou um incêndio em uma floresta começa sempre com uma pequena faísca.

Manoel João

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A FÉ. COMO ISTO MOVE A HUMANIDADE.















A constatação é patente e inequívoca. A fé trouxe a humanidade a até os dias atuais. Não existe uma civilização, seja atual ou antiga que não tenha demonstrações de fé. Mas, o que é a fé? Sabemos que do ponto de vista religioso, a fé é uma ferramenta poderosa para nos manter fortes e firmes em nosso propósito de elevação não somente espiritual, mas material também. Escavações arqueológicas que são de cerca de 80.000, nos mostram em suas pinturas que a elevação espiritual e adoração sempre esteve presente no intimo do homem. Digamos que tais pinturas seriam os primeiros altares da história humana. Darwin, em seu livro A DESCENDÊNCIA DO HOMEM,  de 1871,  afirma que:

" A fé surgiu como consequência dos consideráveis avanços da capacidade racional do homem. Ela nasceu da imensa capacidade humana para exercer a sua curiosidade, sua imaginação e sua faculdade em se encantar."







Mas estudos feitos  pela Universidade Carnegie Mellon nos Estados  Unidos, tentaram encontrar nas interligações do cérebro humano o centro nervoso da fé. E como Darwin previu, esta região não pode ser geograficamente localizada no cérebro. Do ponto de vista biológico  a fé é o resultado da interconexão de diversas regiões cerebrais, exatamente como ocorre com as demais funções cognitivas superiores, ou seja, o pensamento complexo ou a capacidade de apreciar uma obra de arte ou uma música. Porem, especialistas apontam o aparecimento da fé durante a era glacial. Para espanto dos estudiosos, a fé não apareceu lentamente como como algumas conquistas humanas como a agricultura e utensílios de trabalho e roupas. A fé simplesmente surge na humanidade e cresceu rapidamente e de forma abrupta e se difundiu. Ou seja, simplesmente ela eclodiu. Ritos funerários que existe desde a aurora dos tempos, eram praticados pelo menos a aproximadamente 40.000 anos atras. Com os corpos eram enterrados roupas, ferramentas, armas e comida, pois os povos antigos acreditava que o morto iria precisar deles em sua travessia espiritual. Esses ritos mostram uma recusa do homem antigo em aceitar que a vida se acabava no tumulo, e achava-se que havia algo alem da vida aqui. Ou seja, apesar de a vida terminar aqui, acreditava-se que alguma coisa sobreviveria para alem da morte física.  

Tudo o que esta escrito acima são especulações e interpretações científicas, que tem a finalidade de explicar o fenômeno que a humanidade tem de acreditar em algo. É como Darwin tentou demonstrar, que a fé não está em nossos genes mas que esta nasceu como o fogo ou a escrita, através de nosso espirito investigativo inerente no ser humano. Ou seja, a fé evoluiu para acreditar nos deuses e no sobrenatural. E isso significou uma grande vantagem para a humanidade que nascia e se desenvolvia. Acreditar nos mesmos deuses, formou as primeiras bases das primeiras civilizações. Ser estrangeiro, não significava ter outro rei ou habitar região diferente. Mas sim, venerar deuses diferentes. E foi neste período que a fé se torna um instrumento de coesão social, de dominação interna e conquistas externas, pois passou-se a dizer que se algo era divino, então não deveria ser mudado nem desobedecido. Assim era a fé antes de Jesus. E até hoje, muitas idéias são defendidas com base nestes argumentos. Ou seja, como se tivessem um núcleo sagrado, portanto invioláveis e inquestionáveis. Antes de Jesus, a fé cria a coesão dos clãs  cria a cooperação entre membros de uma mesma cidade e lhes dá a noção de transcendência  de futuro, para que os homens manifestassem as suas crenças de uma mesma maneira. E muitos conforme já dito, se aproveitaram da fé para subjugar e dominar a outros povos e pessoas. O Deus único do judaísmo era autoritário, guerreiro e vingador. Os deuses gregos eram mesquinhos, também vingativos, adúlteros e assassinos. Porem a passagem de Jesus sobre a terra, dividiu a história em um período que é antes e depois dele. 


Jesus foi o maior pregador que nasceu na Palestina, e o fascínio que ele exercia, ainda continua forte. Não somente em torno dos que buscam um consolo, como também por estudiosos de assuntos da fé, teólogos e leigos. Ele é cada vez mais aceito por pessoas de todas as crenças religiosas e correntes filosóficas como o homem que alem de lançar as bases morais e éticas da civilização ocidental, também reinventou e deu novo rumo a fé. E isso tudo fora de sua permanência e aceitação do cristianismo. Para Maomé,  e demais praticantes do islamismo, Jesus foi e continua sendo o maior profeta da humanidade. E é um desafio para antropólogos  teólogos e estudiosos, explicarem como é que um homem sozinho conseguiu e consegue até hoje mover multidões apenas com palavras. Jesus ensinava o perdão, a pacificação e dizia que Deus, a quem ele chamava de Pai, não era um Deus da guerra e nem punia. Mas que Deus era amor. E então o Deus hebreu, o Deus Único, passou a ser um deus da misericórdia  da compaixão e do perdão. E esta doutrina pregada por Jesus, causou uma ruptura e inaugurou uma nova era, em que a humanidade não mais seria submissa a deuses duros, cruéis e vingativos. Jesus, é o que segundo alguns estudiosos afirmam, a força que reuniu diversas doutrinas em torno de si mesmo e de sua palavra.  E o que intriga mais ainda os estudiosos é que Jesus fez tudo isso sem deixar uma unica linha escrita, não montou exércitos  não acumulou bens materiais e jamais se afastou mais do que alguns quilômetros de Nazaré, na Palestina onde foi criado. E mais inexplicável ainda para historiadores, é o fato de as mensagens de Jesus ter sobrevivido e atravessado gerações, pregando o desapego material, tolerância e humildade, enquanto que outros supostamente divinos antes dele desapareceram ou mantem-se circunscritos a pequenos núcleos  de adoração quase anônimos, enquanto Jesus continua fazendo adeptos. Para os cristãos, isso é sinal de origem divina. 

A ciência enfrenta um paradoxo parecido com a fé. E por mais que ela avance, não consegue desvencilhar-se da ideia de Deus. 



O físico Leon Lederman, premio nobel em 1988 defende a ideia de que a ciência deve estudar a hipótese teológica. Para ele, o grande desafio da ciência atual é explicar o fenômeno divino.









Albert Einstein afirmava que a religião sem a ciência é manca. Mas que a ciência sem religião é cega.








Stephen Hawking pensa parecido com Einstein quando afirma que:

"Ou encontramos explicações cientificas para certos mistérios da criação do universo, ou teremos de aceitar que ele foi feito com o objetivo de abrigar a vida humana."



Estudiosos do fenômeno chamado fé ainda se dividem entre os que explicam os bons resultados pelo estilo de vida mais saudável das pessoas religiosas, e os que veem nas curas uma intervenção divina. Os benefícios para pacientes dos processos de meditação e reflexão espiritual são tão inequívocos nos exames laboratoriais, que a ciência ortodoxa esta se mexendo para estudar e tentar explicar o que for possível do fenômeno. O interesse da medicina tradicional cresce a cada dia. Mais de 125 escolas de medicina nos Estados Unidos oferecem cursos em sua grade curricular, cursos que estudam as interações entre a espiritualidade e a saúde. 

Na Brasil a AME BRASIL ( Associação Médico Espirita Do Brasil),   faculta em diversas faculdades cursos de pós graduação e extensão para um público leigo e profissional. 






Harold Koenig, do Centro para Estudos da religião e Espiritualidade da Universidade Duke nos estados Unidos afirma:

"Os avanços nessa área são incontestáveis. A fé é um fator determinante na qualidade de vida das pessoas. Os resultados das pesquisas apontam para duas evidencias. A primeira é que as pessoas religiosas vivem mais do que as que não acreditam em nada. A longevidade é em média 10% maior entre aqueles que não acreditam em nada. A segunda é que mulheres e homens que rezam com frequência se curam com maior facilidade em que casos de doenças em que o stress é fator determinante." Também afirma que: " Pessoas que tem fé em geral, segundo as pesquisas são menos propensas a beber, fumar, lidar com drogas, e a ter comportamento sexual de risco. São também menos ansiosas e mais atentas a fatores de segurança cotidiana como usar cinto de segurança no carro, alem de seguir mais fielmente orientações médicas. 


Outro estudo promovido pela faculdade de medicina de Dartmouth, Estados Unidos, que mostrou que pacientes com convicções religiosas, tinham três vezes mais chances de sobreviver a cirurgias cardíacas do que os não religiosos. A discussão sobre a capacidade da fé curar doenças é interminável, mas com base em estudos e pesquisas feitas, existe um consenso acerca de alguns pontos. Os médicos admitem segundo as pesquisas efetuadas na Rush University Medical Center que pessoas que rezam ou frequentam igrejas e templos de adoração regularmente:


  • Vivem mais
  • Correm menos riscos de adquirir vícios
  • Tem muito mais chances de abandonar vícios
  • Contraem menos doenças sexualmente transmissíveis
  • Tem menos depressão
  • Sofrem de menos stress   


Os médicos tem dúvidas se as pessoas que rezam ou frequentam igrejas e templos de adoração regularmente:


  • Sofrem menos de doenças cardíacas
  • Recuperam-se mais rapidamente de doenças em geral
  • Apresentam recuperação pós cirúrgica mais rápida
  • Apresentam maior qualidade de sobrevida ( Aids por exemplo)
  • Ficam doentes com menor frequência

Os médicos descartam radicalmente a ideia que:

  • Pessoas podem ser curadas somente pela fé
  • Tem menos doenças neurológicas
  • Desenvolvem menos estados cancerígenos

Apesar de os estudos apontarem pontos contra e a favor da fé, eles não são conclusivos. Nem para apoiar e nem para condenar a relação entre fé e a cura. Porem, essa limitação não inibe a ousadia de pesquisadores. Na Universidade  Columbia em Nova York, usaram para experimentos mulheres com dificuldades para engravidar. Elas foram divididas em dois grupos. Em um grupo, formou-se grupos de adoração e oração. O outro grupo não orava e ficou somente com a terapêutica convencional. Porem nenhum dos dois grupos ficaram sabendo de que se tratava o experimento que era para que fatores psicológicos não interferissem. O resultado foi que 50% das mulheres do grupo de oração engravidaram, sendo que no segundo grupo, apenas 23% engravidaram. A diferença é expressiva, mas é de se esperar que o experimento não convenceu a maioria médica que considerou o experimento muito flutuante. Porem, uma coisa foi consenso entre todos, ou seja, médicos, estudiosos e cientistas. Que a fé trás benefícios que ainda a ciência não consegue explicar como e nem porque. E sendo assim, a ciência médica mostra-se disposta a colocar a seu serviço esta ferramenta que somente pode trazer benefícios.

Quando a fé mata

Amy Hermanson de Sarasota na Florida teve diabetes. Morreu por volta do ano de 1990. Ela e seus pais frequentava um culto chamado de Ciência Cristã  Seus pastores recomendam aos fieis que não procurem médicos para tratar doenças. Mas que em vez disto, que eles orem apenas. Quando Amy morreu, seus pais foram julgados e inocentados com base na alegação de uma lei que defende a liberdade religiosa. Apesar de o juiz mostra-se contra a decisão dos jurados, ele teve que manter o veredicto e absolver os pais da criança. Até hoje esta lei não foi alterada.





Emanuel, espirito que psicografava pelo médium mineiro Chico Xavier, certa ocasião foi questionado sobre o que é a fé. Em sua resposta no livro O CONSOLADOR, ed FEB, 17  edição,  capitulo IV, pag. 200,  na pergunta de número 354:

354 - Poder-se á definir o que é ter fé?

R: Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da responsabilidade. Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer: " eu creio", mas afirmar: " eu sei", com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento. Essa fé não pode estagnar em nenhuma circunstancia da vida e saber trabalhar sempre, intensificando a amplitude de sua iluminação pela dor ou pela responsabilidade, pelo esforço e pelo dever cumprido. Traduzindo a certeza na assistência de Deus, ela exprime a confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas, com a luz divina no coração, e significa a humildade redentora que edifica no intimo do espirito a disposição do discípulo  relativamente ao " faça-se no escravo a vontade do Senhor."

Enfim, a fé é um assunto amplo e comporta o que o ser humano tem dentro de si  aliado a conceitos culturais, religiosos, antropológicos e pessoais. Vemos exemplos de fé racional e fé recheada de fanatismo. Vemos exemplos de fé na ciência e fé no racionalismo. Inclusive vemos a fé no ateísmo  Mas seja qual for a fé, ela com certeza serve para nos fazer e deixar melhores do que somos a partir de uma pergunta que não quer calar em nosso intimo.  De onde eu venho. O que faço aqui. E para onde eu vou após a morte?





















57 comentários:

  1. Gracias amigo, por dejarnos esa chispa encendida. la felicidad se consigue a pasitos cortos pero con constancia.Es una actitud interior.
    Un buen post y te felicito.
    Gracias
    Con ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu que agradeço a sua participação e o seu comentário. E de fato...a fé é uma pequena semente de grão de mostarda que deve ser constantemente cuidada para que cresça forte e de raízes profundas. Um abraço com ternura e afeto

      Manoel

      Excluir
  2. இڿڰۣ-ڰۣ—Feliz Semana Santa.

    ♥ B E S O S ♥

    ─═☆MaRiBeL☆═─

    ResponderExcluir
  3. Have you read through any related weblogs for
    the matter? This submit really is practical and i
    am glad which you wrote it.

    Also visit my website: how to get rid of acne ()

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A fé é o que me move em todos os dias...
    Sombrios ou claros...
    Seja muito abençoado e feliz!!!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Ola Orvalho do Céu.
    Grato pelo seu comentário. E abençoados e felizes sejam os seus dias. Abraço fraterno em você e votos de paz e luz!

    ResponderExcluir
  6. Óla, vim da Agenda dos blogs conhecer seu cantinho...parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...seguindo! Te convido a visitar meu cantinho !!
    Retribui!!!
    http://francimakeup.blogspot.com.br/
    http://meubebepropaganda.blogspot.com.br/
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Francisca. Grato pelo carinho. É com gosto que me torno seu seguidor. Bjss.

      Excluir
  7. Olá Manuel,
    A fé faz parte da minha vida dia e noite, cada segundo ele é movida pela fé, ela remove montanhas da minha vida. Me da animo força e coragem para lidar com os percalços que a vida nos reserva...Oque seria de cada um de nós sem a FÉ...Te vi na Agenda dos blogs e cá estou te seguindo com muito gosto.Boa sorte!
    Abraços
    Marilene

    >Marilene folhas flores e sutilezas</

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marilene.
      de fato, a fé é a base de tudo na vida. é um reservatório de forças que não se esgota jamais. Grato pelo carinho e gentileza. Boa sorte, paz e luz a vc.

      Excluir
  8. Ola Magda. Seja muito bem vinda a meu blog. É um prazer ter vc e os demais amigos do blog Agenda Dos Blogs por aqui. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá flor que blog lindo amei tudo aqui vim do AGENDA DO BLOGS te seguindo retribui
    http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cida. Fico feliz com sua visita e feliz pelos elogios recebidos. seja muito bem vinda. Grato pela gentileza e carinho.

      Excluir
  10. ola boa tarde eu amei o seu cantinho achei fofo e estou aqui te seguindo para nao perder nadinha, estarei sempre por aqui e sou da agenda dos blogs adorei tudoooo,
    Venha me conheçer eu vou gostar muito
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    bjos da christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Christina. Boa noite. Fico felix que tenha gostado e agradeço todo esse carinho e gentilezas. Me visita sempre que quiser, pois vc e suas amigas e amigos são todos bem vindos. Um beijo

      Excluir
  11. Realmente, sem fé a vida fica sem sentido!!

    Vim através do agenda dos blogs conhecer seu cantinho. Quando puder venha conhecer os meus também.

    Blog Crescimento Cristão

    Crescimento Cristão - Maturidade


    Bjs

    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana. Agradeço a visita. seja sempre bem vinda.

      Bjss.

      Excluir
  12. Ola Sabrina. Seja bem vinda. Fico feliz que tenha gostado. Grato pela gentileza.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana. Seja muito bem vinda. Agradeço a visita e agradeço o carinho e elogios. Bjs e um ótimo final de semana a vc tambem

    ResponderExcluir
  14. ola interessante seu cantinho e lindo ja te seguindo venho atraves da Agenda dos Blogs http://mulherfashioon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vanda. Agradeço a visita e o elogio. seja sempre bem vinda.

      Excluir
  15. olá!venho através da agenda dos blogs conhecer seu cantinho e amei,te seguindo...aguardo sua visita no meu também,fica c/Deus bjss! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mazé. Fico feliz com sua visita e agradecido pelos elogios. Fica com Deus. Bjsss

      Excluir
  16. Ola Lucye. seja muito bem vinda. Obrigado pelo carinho e pelos elogios. seja sempre bem vinda a meu blog.

    ResponderExcluir
  17. Olá Manoel, agradeço sua visita pelo Agenda Blogs, adorei tudo por aqui, muitas mensagens gratificantes. Amei. Principalmente por ter sofrido uma perda muito recente. Foi muito bom ver sua postagem e me fortalecer um pouco. Tenha uma linda semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Ola Roseli. Agradeço o carinho, a visita e os elogios. Seja sempre bem vinda ao meu blog, e fico feliz de ter ajudado a vc se fortalecer um pouco.
    Uma linda semana a vc também. abraços.

    ResponderExcluir
  19. Ola Ingrid. Seja muito bem vinda. Grato pelo carinho e elogio.Uma linda semana a vc tambem. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Precisamos ter fé, a fé é tudo em nossa vida, a fé ela fortalece. Manoel obrigada pela visita adorei sei blog já estou te seguindo, obrigada por curtir a minha página, não sei se você tem uma página mais se tiver me avise pra eu curtir também, fique com Deus beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu Blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato amiga Lucimar. A fé é um suporte maravilhoso. Minha pagina no face é

      http://www.facebook.com/manoeljoao?ref=hl

      Seja bem vinda nela também.

      Abraços

      Excluir
  21. Acreditar em ago é muito importante.

    Olá também faço parte do Agenda dos Blogs, vim conhecer seu espaço e já estou seguindo, aguardo uma visita sua.

    Abraços
    Silvia Malamud

    ResponderExcluir
  22. Oi Manoel!
    Obrigada por me encontrar, para que eu possa me encontrar, não quero perder minha fé...Ela conviveu comigo por muitos anos, agora está enfraquecendo.
    Preciso de ajuda!
    dorlisilva@bol.com.br
    Abraços
    Lua Singular
    Estou no facebook: Dorli Silva Ramos
    Muito obrigada pela visita
    Abraços
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  23. Ola Dorli. Sou eu que agradeço seu carinho, elogios e gentilezas. Vou add vc no face e entrarei em contato com vc por seu email. Calma amiga. Tudo dará certo..e tudo passa.

    ResponderExcluir
  24. Ótimo post, eu sou do tipo que acredito no ditado popular, "A fé remove montanhas", já passei por algumas provas pessoais disso.

    Olá tudo bem com você?

    Vim do "Agenda dos Blogs" e já estou lhe seguindo, venha me visitar, e passe ( http://www.massovita.com/p/parcerias.html ) e seja mais um parceiro ...

    Abraços e carinhos
    Mynda

    ResponderExcluir
  25. Ola Vita. Agradeço o carinho e o elogio. Também já tive minhas provas e certezas. seja muito bem vinda.

    Abraços carinhosos em vc.

    ResponderExcluir
  26. Olá, faço parte da Agenda dos Blogs, visitando o seu já estou seguindo o seu.

    Conheça nosso grupo para divulgar suas postagens:https://www.facebook.com/groups/caixademusica/

    http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Reginaldo. seja bem vindo a meu blog. Sucesso a vc também. Abraços.

      Excluir
  27. ola, te encontrei na agenda dos blogs,ja estou te seguindo!adorei seu blog.
    vem conhecer meu cantinho tambem!
    http://testadopelofabricio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tatiane. Seja bem vinda. Muito obrigado pelo elogio. Um abraço.

      Excluir
  28. Ola Morgan. Bom dia. Grato pelo elogio e pela visita. Visitarei seu blog sim.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Oi Manoel, estou aqui retribuindo sua visita!
    Suas mensagens são, além de terapêuticas, lindas. A fé remove montanhas!

    Um abraço,
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariana. Grato pelo elogios e que bom que gostou. E de fato,a fé remove montanhas.
      Abraços.

      Excluir
  30. Olá, Manoel!

    Obrigada por ter colocado a sua foto no painel de um dos meus blogs.

    Será que eles funcionam para você como terapia?

    É que, por vezes, Psicanalista, ou afins, tem mais problemas que paciente.

    Aguardo suas palavras, se pretender.

    Recebo acupuntura e reiki e sou uma fervorosa adepta da MTC (Medicina tradicional Chinesa).
    Estou, satisfatoriamente, equilibrada.

    Resto de bom sábado e melhor domingo.

    TUDO ZEN!

    PS: já não é tudo ZEN, porque para deixarmos comentário aqui, e esse seu post é de fevereiro, temos de fazer "VERIFICAÇÃO DE DUAS PALAVRAS", completamente esquisitas e obtusas. Se precisar, eu ajudo, eu ensino a retirar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luz. Grato pela visita.
      Com relação a seu blog, posso dizer que nenhum blog funciona para mim como forma de terapia, mas sim como forma de estreitar laços de amizades e ter novos conhecimentos. Os assuntos postados aqui, como os assuntos em outros blogs, sejam blogs de poesias, filmes, entretenimentos e outros temas são para mim uma forma de engrandecer meus conhecimentos, assim como uma forma de divulgar e compartilhar meus conhecimentos. sendo assim, funcionam como uma troca.

      e psicanalistas, psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas transpessoais, tem problemas como qualquer pessoa. É um mito achar que profissionais da área de estudos neurológicos e da alma não tem problemas. No geral, o ser humano como um todo tem problemas, mas também tem a capacidade de resolve-los. E por motivos vários, quando se acha em uma encruzilhada e não consegue visualizar a solução, então o indivíduo tem a opção de procurar ajuda especializada. Mas isso vai de cada um, posto que sentir dores é inevitável, mas sofrer é opcional.

      Mas fico feliz de vc estar satisfatoriamente equilibrada segundo seus conceitos e sua forma de viver a vida.

      Quanto a verificação das palavras, que você classifica de obtusas, eu agradeço a ajuda, mas cada postagem é revisada e esta dentro dos parâmetros aceitos pelos demais amigos e seguidores.

      cada postagem, cada palavra, é usada de acordo com a simplificar e deixar os temas de fácil entendimento, tanto para profissionais da área, como para leigos.

      Mais uma vez, grato pela visita.

      Abraços.

      Excluir
  31. Olá lindo blog! Já estou seguindo.

    ResponderExcluir
  32. Ola Raquel. Seja bem vinda. Com prazer lhe visitarei.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Olá obrigada pela visita,e por seguir meu blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  34. Dizem que a fé montanhas. Isso não sei, mas a mim ela move diariamente. Abraços e parabéns pela brilhante abordagem!

    ResponderExcluir
  35. Adorei o seu espaço.
    Agradeço e retribuo a companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo elogio e pela visita. Seja sempre bem vinda a meu espaço.

      Excluir
  36. Muito boa esta matéria, este é um assunto que irá ser debatido por muitos ano ainda, pq é muito particular cada um tem sue ponto de vista, não sabia dessas pesquisas de quem tem fé vive mais, e claro é um absurdo como o caso dessa menina que morreu por não ter ajuda médica até porque creio que Deus criador de tudo deixou a medicina para que nos ajudasse, se tem uma coisa na minha vida que tenho medo seria o de um dia perder a fé....creio que seria uma morta viva, não que muitos ateus não vivam e sejam pessoas do bem, mas para mim seria triste demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Patricia. De fato, esta é uma matéria que gera muitos debates. Mas os efeitos da fé na cura e prevenção de doenças tem sido cada vez mais evidenciados. Mas ainda há muito que se estudar e pesquisar. verdadeiramente, a medicina existe como dádiva divina para nos trazer alento e benefícios. Por isso que a fé deve ser sempre raciocinada e jamais fanatizada. Muito obrigado pelo seu comentário. Um abraço!

      Excluir