Seja otimista!

Como ser feliz mantendo o olhar frio e o sorriso escondido? Como ser feliz, e se revoltar e se queixar? É como sair às compras sem dinheiro ou ir pescar sem anzol. Reconheça ser preciso jogar para longe o que for tristeza, desamor, e o espírito de levar vantagem, e colocar no lugar deles o prazer de viver em paz. Para se ter a felicidade é importante deseja-la por inteiro, robusta e quente, sob forte esperança no amanhã, porque, se deseja-la fraca, ela por si mesma se inutiliza desde o principio. A mente não é feita somente para atrair dinheiro ou bens materiais. A mente também faz isso. Mas sua maior finalidade é a criação dos valores morais e da paz, de tal modo que chegam a se refletir na face e atrai simpatias e benefícios. Se você tem hábitos enraizados, se você tem comportamentos de longa data, pensamentos que se repetem e se sente insatisfeito(a)...disponha-se a mudar. Não fique repetindo o passado, parado no tempo, inerte. Faça alguma coisa, construa um mundo novo, limpo e arejado. Você tem capacidade para isso. Acredite em um futuro brilhante. Você pode ser feliz tanto quanto, ou o quanto mais quiser ser feliz. Faça um autoexame do que você é, do que você pensa, em como vem se tratando e em como trata as pessoas e o planeta. Medite sobre a sua realidade, sobre o que tem feito com seu tempo e de como tem se relacionado si mesmo(a) e com os outros. E a partir disto, vislumbre e desenhe um novo futuro. Se você der o máximo de si na edificação de um futuro melhor, com esperança, fé em si mesmo e fé em um Poder Superior já terá começado a mudar seu quadro atual e a começar a se sobrepor como criatura bem sucedida. Confia em seu deus interior. Jesus disse: “Vós sois deuses, e como deuses podem fazer o que eu faço e muito mais se tiverem, fé!” A melhor confiança, a melhor defesa é a fé em seu deus interior. Aceite as quedas e perdas da vida. Cair e perder faz parte de nossa caminhada. Mas quando cair ou perder levante-se e caminhe ainda que sentindo dores. Não existem méritos em ficar deitado para evitar-se cair. Mas levantar-se todas as vezes que se cai. Somente assim aprenderemos algo. Acredite também em seu pais. Grandes homens e mulheres sempre acreditaram em suas nações. Diante disto quando partiram para a pátria espiritual, deixaram com seus feitos e ideias o planeta um pouco melhor. Não se aceite atolado em falhas ou em “pecados". Deus que é fonte de tudo e de todos não enxerga nossos erros, mas a força que fazemos para conserta-los. Diante disto, acredite em Deus. Muitas doutrinas religiosas afirmam que o Pai Celestial, é o Deus do impossível. Diante disto quando cair ou desiludir-se com as pessoas, segure nas mãos Dele. Pois se Deus realiza coisas impossíveis, com certeza ele é capaz de fazer o impossível acontecer em sua vida. Acenda o fogo do otimismo. Explore o seu poder de luta e terá um grande futuro. Lembre-se: O fogo de um palito ou um incêndio em uma floresta começa sempre com uma pequena faísca.

Manoel João

domingo, 26 de outubro de 2014

RELACIONAMENTO VIRTUAL


Muitas pessoas criam "relacionamentos românticos virtuais" em sites de relacionamento social. Encontram outras pessoas, trocam fotografias e até se apaixonam por seus parceiros virtuais!
A razão pela qual somos tão atraídos pelos nossos parceiros virtuais está no fato de que a conexão que estabelecemos com eles é não material, dissociada de contato físico e de certo modo até "espiritual". Como não estamos contidos por nenhuma limitação física, nos sentimos livres para fantasiar tudo e tanto quanto queiramos, para atribuir as melhores qualidades ao nosso parceiro virtual e elevar esta conexão "às nuvens", por assim dizer. Nos convencemos de quão especial é esta conexão, e que é uma oportunidade para alcançar o amor perfeito, bonito e maravilhoso. Claro que existem casos que verdadeiramente se torna um caso de amor verdadeiro. Mas como ja comentei. os casos são bem poucos, em relação aos casos que terminam em lágrimas e desilusão!
Mas infelizmente, em alguns casos, na maioria dos casos creio eu, é tudo uma ilusão. Na internet as características físicas de uma pessoa podem ser escondidas e seus aspectos internos muito enfatizados. Qualquer um pode se expressar do modo que quiser e o problema é que perdemos a noção da realidade, e de nossa própria realidade na medida em que nos aprofundamos neste jogo. Nos esquecemos que não estamos lidando com uma pessoa real, mas sim com a nossa própria imaginação que mistura muitas vezes, realidade com fantasia, atração com paixão, ou carência afetiva com amor.
Quando então conhecemos alguém pessoalmente na vida real, podemos dizer se ela realmente apresenta certas características ou não. Na internet, funciona ao contrário. O que vemos é apenas uma imagem cuidadosamente selecionada e lemos umas poucas linhas que podem muito bem ser nada além de mentiras e ilusão que seguimos imaginando coisas que são irreais. Mas, no momento em que encontramos o nosso parceiro virtual pessoalmente, esta doce bolha de fantasia explode.
Nos sites, os usuários tem a disposição, uma ferramenta que minimizaria as dificuldades próprias de relacionamento social. Muitos, se relacionam virtualmente devido a estarem distantes por causa de trabalho, viajem e outros quesitos. O que é diferente, de muitas pessoas buscarem ou manterem uma relação virtual,por serem tímidas, por fantasia, curiosidade ou por terem sofrido alguma decepção e estarem com medo de se relacionar novamente e para isso não há uma regra. A pessoa por traz do computador cria uma falsa segurança de que está fora de risco de se decepcionar com o outro. É uma expectativa fora do real porque todo relacionamento tem pontos positivos e negativos. O namoro virtual permite o convívio com uma pessoa sem dividir os problemas e dificuldades de um casal real.
Mas, a ilusão de proximidade, de conhecimento e intimidade a despeito das ( às vezes ) enormes distâncias geográficas é um dos aspectos negativos da virtualidade. É possível sim, conhecermos ótimas pessoas na internet. encontrar um parceiro na internet, mas jamais devemos nos descuidar de ficarmos atentos às armadilhas, pois há definitivamente um sentimento de desinibição on-line, que torna muito mais fácil fácil enfatizar as qualidades e tentar esconder os defeitos. Por exemplo. Eu acho muito pouco provável que dirão logo no inicio ou nos primeiros contatos e troca de emails ou mensagens de waths ou skype: " Sou um alcoólatra de meia idade que já se casou cinco vezes". Mas, em vez disso, tentarão se mostrar como uma boa alternativa. Por isso, todo cuidado é necessário para não se entrar em uma barca furada. Vale lembrar que o fato de alguém conseguir fazer um comentário esperto, ser gentil, educado, envolvente e sedutor ou escrever um e-mail inteligente certamente não significa que essa pessoa pode ser o par perfeito. E isso se aplica a homens e mulheres. E quando a rede social é voltada para adolescentes, ai o cuidado deve triplicar.
O virtual trouxe avanços incríveis no terreno do conhecimento de dados e das informações, mas trouxe também o desligamento da realidade real, do contato físico, que é muito importante para qualquer ser humano. O contato real continua insubstituível.
No virtual tudo se torna mais colorido. Fantasias sempre se fazem presente facilitando a sedução. E na maioria das vezes enxerga-se, projeta-se no outro o que deseja. Nas trocas de informações pessoais já se inicia o processo de sedução, de conquista. As palavras é que seduzem. E como seduzem! Em alguns casos a pessoa se descreve exatamente como gostaria de ser.
No virtual, a pessoa apaixona-se mais pelas suas idéias, pela sua capacidade de seduzir e se envolver, do que pelo outro. Visto que percebe o outro como gostaria que ele fosse. De forma virtual todas as pessoas são lindas. Grande é o número de pessoas que aprendem a se expressar melhor escrevendo, se comunicando com o outro do que falando e interagindo pessoalmente.
Relacionamento virtual, em alguns caso pode até ter algum efeito terapêutico no caso de pessoas que afetivamente se sentem carentes. Embora relacionamento virtual desliga a pessoa do real, do concreto.
O poeta César Luca Álvares descreve em versos o amor virtual:
A imaginação é algo surpreendente
Nunca a vi, e percebo sua presença

Nunca a abracei, e sinto seu aroma
Nunca a beijei, e guardo seu sabor

Fantástico mundo virtual

4 comentários:

  1. Parece que existe uma força que nos faz gostar de alguém que está do lado de lá e que nos sorri com palavras amáveis.
    Apaixonar-se desta forma virtual parece-me não ser o melhor caminho.
    Nós podemos gostar de todos os que são nossos amigos. Apaixonar-se só deverá acontecer por aqueles com quem nos relacionamos diariamente e fisicamente.
    Um homem não se casa para de seguida emigrar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luis. Muito bom seu comentário. No mundo virtual as coisas são como se mostram nas fotos estáticas, tiradas num determinado momento. A vida real é diferente, sem dúvidas! Movimento a todo instante. Olhar no olho de alguém e sentir o real é essencial à vida humana. Real x Virtual...É muito fácil seguir a ilusão. Só que o real nos chama, pois o virtual nos trai. Aí, a realidade chega com as dores que não queríamos sentir. Só que a dor é o real em nós, porque é gerada pela decepção pautada no véu da ilusão. Quando este se rasga, sentimentos inimagináveis vêm à tona e tudo passa a ser real em nós.

      Excluir
  2. Olá! Gostei deste texto, muito interessante e muito realista. No mundo virtual todo mundo é bonzinho, bonito e atraente, mas nem sempre falam a verdade. Como não os conhecemos, podem falar o que quiserem sobre eles e talvez nunca tenhamos a oportunidade de conhece-los pessoalmente para confirmarmos ou não, o que foi postado anteriormente. É sério, perigoso, mas é sempre tentador, apesar de muitas vezes, as pessoas até brinquem com a suposta ingenuidade da outra pessoa, achando que a está ludibriando, mas nem sempre é assim que funciona. É um erro, também, quando a pessoa fala demais sobre sua vida, expondo-se à um estranho porque ninguém traz escrito na testa, quem realmente é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cecília. Muito verdadeiro o seu comentário. De fato, uma relação assim, é tentador e apesar dos perigos, realmente aguça os sentidos. Como tudo na vida, não podemos generalizar as pessoas, pois existem casos e eu conheço alguns em que relações sairão das telinhas e tornaram-se sólidas relações reais sendo que duas terminaram em casamento que vem dando certo. Mas o perigo existe sim. Pois a distancia e até um certo ponto, o anonimato permite que possam acontecer situações ruins, principalmente para os menos observadores e descuidados. Grato por seu comentário.

      Excluir