Seja otimista!

Como ser feliz mantendo o olhar frio e o sorriso escondido? Como ser feliz, e se revoltar e se queixar? É como sair às compras sem dinheiro ou ir pescar sem anzol. Reconheça ser preciso jogar para longe o que for tristeza, desamor, e o espírito de levar vantagem, e colocar no lugar deles o prazer de viver em paz. Para se ter a felicidade é importante deseja-la por inteiro, robusta e quente, sob forte esperança no amanhã, porque, se deseja-la fraca, ela por si mesma se inutiliza desde o principio. A mente não é feita somente para atrair dinheiro ou bens materiais. A mente também faz isso. Mas sua maior finalidade é a criação dos valores morais e da paz, de tal modo que chegam a se refletir na face e atrai simpatias e benefícios. Se você tem hábitos enraizados, se você tem comportamentos de longa data, pensamentos que se repetem e se sente insatisfeito(a)...disponha-se a mudar. Não fique repetindo o passado, parado no tempo, inerte. Faça alguma coisa, construa um mundo novo, limpo e arejado. Você tem capacidade para isso. Acredite em um futuro brilhante. Você pode ser feliz tanto quanto, ou o quanto mais quiser ser feliz. Faça um autoexame do que você é, do que você pensa, em como vem se tratando e em como trata as pessoas e o planeta. Medite sobre a sua realidade, sobre o que tem feito com seu tempo e de como tem se relacionado si mesmo(a) e com os outros. E a partir disto, vislumbre e desenhe um novo futuro. Se você der o máximo de si na edificação de um futuro melhor, com esperança, fé em si mesmo e fé em um Poder Superior já terá começado a mudar seu quadro atual e a começar a se sobrepor como criatura bem sucedida. Confia em seu deus interior. Jesus disse: “Vós sois deuses, e como deuses podem fazer o que eu faço e muito mais se tiverem, fé!” A melhor confiança, a melhor defesa é a fé em seu deus interior. Aceite as quedas e perdas da vida. Cair e perder faz parte de nossa caminhada. Mas quando cair ou perder levante-se e caminhe ainda que sentindo dores. Não existem méritos em ficar deitado para evitar-se cair. Mas levantar-se todas as vezes que se cai. Somente assim aprenderemos algo. Acredite também em seu pais. Grandes homens e mulheres sempre acreditaram em suas nações. Diante disto quando partiram para a pátria espiritual, deixaram com seus feitos e ideias o planeta um pouco melhor. Não se aceite atolado em falhas ou em “pecados". Deus que é fonte de tudo e de todos não enxerga nossos erros, mas a força que fazemos para conserta-los. Diante disto, acredite em Deus. Muitas doutrinas religiosas afirmam que o Pai Celestial, é o Deus do impossível. Diante disto quando cair ou desiludir-se com as pessoas, segure nas mãos Dele. Pois se Deus realiza coisas impossíveis, com certeza ele é capaz de fazer o impossível acontecer em sua vida. Acenda o fogo do otimismo. Explore o seu poder de luta e terá um grande futuro. Lembre-se: O fogo de um palito ou um incêndio em uma floresta começa sempre com uma pequena faísca.

Manoel João

quinta-feira, 10 de julho de 2014

PSICOFOBIA
















Psicofobia é o medo, o preconceito ou discriminação contra portadores de doenças e transtornos mentais. Ao longo da história doentes mentais foram acusados de ser possuídos pelos demônios,ou de serem bruxos, ou de serem servos de satanás e foram presos, torturados, queimados em fogueiras ou jogados dentro de prisões e lá esquecidos pela família e sociedade. 


Dentre as 10 principais causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são decorrências de transtornos mentais, e a depressão aparece em primeiro lugar.


Segundo o Ministério da Saúde, a depressão é realidade para aproximadamente 46 milhões de brasileiros. A incapacitação profissional, a falta de interesse e de motivação para participar de atividades sociais rotineiras e de ter prazer nas coisas que gosta e com as pessoas que ama transformam dramaticamente o cotidiano dessas pessoas, o de seus familiares e amigos, trazendo consequências devastadoras. Essa falta de capacidade de se relacionar tem efeitos profundos e duradouros a longo prazo, e que dificultam a reinserção social dos que tentam se recuperar.
Porem, ao mesmo tempo em que a depressão e demais transtornos mentais atingem a muitos brasileiros, o preconceito em torno deles também é muito é crescente. E já passou da hora de combater essa discriminação. A expressão psicofobia expressa justamente o nefasto preconceito contra os doentes mentais e portadores de deficiências várias.

Há várias formas de preconceito, entre elas a própria negação da doença como algo passageiro. Como disse Albert Einstein, lamentando a triste época em que vivia: “ É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. 

Em pleno 2014, ideias preconceituosas devem ser combatidas com ainda mais rigor. É hora de a sociedade olhar com maturidade e respeito para os portadores de transtornos mentais. O preconceito, nada mais é com que um conceito pré emitido, sem base e conhecimento algum. E ainda se deve levar em conceituação,que a discriminação e o preconceito são filhos do medo. E o medo é fruto do desconhecido ou da culpa. Porem, nos tempos atuais, com a evolução da tecnologia, só não tem um mínimo de conhecimento acerca das doenças mentais quem não quer, ou quem tem medo de ler para conhecer, e se reconhecer como portador de algum transtorno mental. Psicofobia é crime.

6 comentários:

  1. Todas as doenças nos trazem traumas e medos profundos.
    As doenças psicológicas parecem-me ser as piores porque os aue estão de saúde não entendemos que estão doentes e como se não bastasse a doença ainda os maltratam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande verdade o que vc comenta caro Luíz. É como dizia Einstein: " É mais fácil desintegrar um átimo do que acabar com um preconceito" ! Um abraço e bom dia.

      Excluir
  2. You really make it appear so easy with your presentation but I to find this matter to be
    actually something which I feel I would never understand. It kind of feels too complicated and very wide for me.
    I'm having a look forward in your subsequent put up, I'll attempt to get the
    grasp of it!

    Also visit my webpage :: www.angieslist.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello .... Apparently it's easy to handle it, but it's not that simple. But, persevering in seeking to improve and strengthen, if you can get out of this state. Trust u and its power of mental reorganization. Read good books ... strolling outdoors ... strolling in the sun's glare ... listening to music on your taste ... conversation with a psychologist ... and your own body does the rest. Hug.

      Excluir
  3. Há medos que não chegam a ser fobias, penso eu! As fobias, alteram a vida de uma pessoa, mental e vivencialmente.
    Tenho uma amiga que tem medo de aranhas, medo que eu desconhecia. Num natal, como ela fumava, ofereci~lhe um cinzeiro que era uma aranha em bronze...Quando abriu a caixa e viu o seu conteúdo, atirou o objecto (pesado) para cima das pessoas que, felizmente não atingiu ninguém...Tenho medo de algumas coisas mas...não fobias.
    Um abraço
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Graça. realmente, nem todo medo é uma fobia. O medo é um instinto natural no ser humano. Torna-se fobia, quando ele exerce tal influencia sobre a pessoa, de forma que ela deixe de ter uma qualidade de vida tranquila e afete outras áreas da saúde. No caso de sua amiga, esse medo chama-se aracnofobia. E os resultados da atitude dela foram visíveis não é? É uma fobia que pode ser trabalhada e de forma que sua amiga tenha uma vida tranquila sem que as aranhas a afetem. Assim como vc, todos temos nossos medos. É natural. E até saudável também. Um abraço e grato pelo comentário.

      Excluir