Estas e outras indagações fazem parte das nossas experiencias pessoais, sempre que nos encontramos em uma encruzilhada chamada QUEM SOU EU? Esta encruzilhada nos leva a muitos caminhos. E todos esses caminhos nos levam ao encontro nosso com a nossa essência divina, com a diferença que alguns caminhos são planos, floridos, perfumados. E outros são pedregosos, cheios de acidentes e espinhos que machucam de maneira superficial, outras vezes profundamente. E tão profundamente que deixam marcas. Humberto Rohden, em seu livro Porque Sofremos, Ed Alvorada, pág. 25 escreve: "É Sabedoria Evitar O Que É Evitavel E Tolerar Calmamente O Que É Inevitavel". Mas, como identificar o evitavel do inevitavel. De uma maneira ensinada por todos os filósofos, mestres, avatares e psicólogos. Perguntando-se: Isto é bom para mim? Isto me faz bem?
Parece frase feita, e é mesmo. Mas é uma frase que sempre é dita e repetida a séculos, mas que há séculos não seguimos. Quantas ocasiões não agimos movidos por impulso? Quantas vezes não tomamos decisões de cabeça quente, movidos pelo desespero, pela raiva? E quantas vezes os resultados foram dolorosos? Ao analizarmos nossos sofrimentos, nossas dores internas, nossas dores fisicas e morais perceberemos que elas são o fruto de nossas escolhas, das nossas atitudes. Carlos Drumond de Andrade esceveveu: "A Dor é Inevitável. Sofrimento é Opcional".
Particularmente, sou dos que pensam que dor e sofrimento estão lado a lado, como unha e carne. Porém, quando por algum motivo a dor nos visita, a nossa atitude perante este momento nos mostrará o quanto e de que forma sofremos. Se nossos pensamentos, são de desespero, revolta, com certeza será muito mais pesado de suportar. Agora...se olharmos a situação e buscarmos forças em nosso intimo, e nos colocarmos em uma posição de coragem e atitudes, com certeza que o sofrer será ameno e até construtivo. Não digo e nem afirmo que precisamos sofrer para crescer. Não digo e nem concordo com isso. Muito pelo contrário....tenho plena certeza que O Criador nos fez para sermos felizes, prósperos e evoluirmos sempre. E sem precisarmos sofrer. Mas quando fugimos ou nos rebelamos perante as leis universais, entra em ação uma lei que também é universal. Chama-se a lei da ação e reação. O famoso aquilo que se planta, se colhe. Se fazemos o bem, colhemos o bem seja daquele que recebeu o bem ou não. Se temos atitudes positivas, teremos retornos positivos. Se semeamos lágrimas, colheremos lágrimas.
E mesmo que estejamos diante de uma situação inevitável, por exemplo a morte de um ente querido nossa atitude conta muito. É claro que sentiremos falta, saudade, e ficaremos tristes com esta dor que chama-se, a dor de uma perda. Mas ao lado da perda e da saudade, não devemos perder a noção de que nossa caminhada, nossa vida, nossos objetivos continuam. Se nossa postura for desse jeito, dessa forma, com certeza encontraremos estímulos para superar esta dor e consequentemente sofreremos bem menos. Mas se ficarmos lamentando, praguejando, xingando,revoltados, a dor será maior, mais dolorosa com certeza, mais dura e dificil de lidar.
Para lidarmos de maneira eficaz e positiva com as dores fisicas e dores da alma, procuremos buscar recursos em uma fé religiosa, seja ela qual for. Busquemos recursos em uma prece, um mantra, afirmações positivas. Busquemos olhar a vida de maneira a enxergar os aspectos positivos que existem ao lado das dificuldades. Convenhamos que a questão não é sofrer ou não sofrer. Mas aprendermos a sofrer para poder crescer. O video abaixo nos dá uma dimensão da força que temos contra a dor e o sofrer.
Paz e Luz!
Manoel João
CRT: 43.736
Florais de Bach
Aromaterapia
Musicoterapia
Cromoterapia
Compostos Quânticos: Modulador Homeostático Frequêncial
Moduladores Hormonais Frequênciais
Indutores Energéticos
Tel: (13) 30194977
Cel: (13) 91461800
Nenhum comentário:
Postar um comentário