Seja otimista!

Como ser feliz mantendo o olhar frio e o sorriso escondido? Como ser feliz, e se revoltar e se queixar? É como sair às compras sem dinheiro ou ir pescar sem anzol. Reconheça ser preciso jogar para longe o que for tristeza, desamor, e o espírito de levar vantagem, e colocar no lugar deles o prazer de viver em paz. Para se ter a felicidade é importante deseja-la por inteiro, robusta e quente, sob forte esperança no amanhã, porque, se deseja-la fraca, ela por si mesma se inutiliza desde o principio. A mente não é feita somente para atrair dinheiro ou bens materiais. A mente também faz isso. Mas sua maior finalidade é a criação dos valores morais e da paz, de tal modo que chegam a se refletir na face e atrai simpatias e benefícios. Se você tem hábitos enraizados, se você tem comportamentos de longa data, pensamentos que se repetem e se sente insatisfeito(a)...disponha-se a mudar. Não fique repetindo o passado, parado no tempo, inerte. Faça alguma coisa, construa um mundo novo, limpo e arejado. Você tem capacidade para isso. Acredite em um futuro brilhante. Você pode ser feliz tanto quanto, ou o quanto mais quiser ser feliz. Faça um autoexame do que você é, do que você pensa, em como vem se tratando e em como trata as pessoas e o planeta. Medite sobre a sua realidade, sobre o que tem feito com seu tempo e de como tem se relacionado si mesmo(a) e com os outros. E a partir disto, vislumbre e desenhe um novo futuro. Se você der o máximo de si na edificação de um futuro melhor, com esperança, fé em si mesmo e fé em um Poder Superior já terá começado a mudar seu quadro atual e a começar a se sobrepor como criatura bem sucedida. Confia em seu deus interior. Jesus disse: “Vós sois deuses, e como deuses podem fazer o que eu faço e muito mais se tiverem, fé!” A melhor confiança, a melhor defesa é a fé em seu deus interior. Aceite as quedas e perdas da vida. Cair e perder faz parte de nossa caminhada. Mas quando cair ou perder levante-se e caminhe ainda que sentindo dores. Não existem méritos em ficar deitado para evitar-se cair. Mas levantar-se todas as vezes que se cai. Somente assim aprenderemos algo. Acredite também em seu pais. Grandes homens e mulheres sempre acreditaram em suas nações. Diante disto quando partiram para a pátria espiritual, deixaram com seus feitos e ideias o planeta um pouco melhor. Não se aceite atolado em falhas ou em “pecados". Deus que é fonte de tudo e de todos não enxerga nossos erros, mas a força que fazemos para conserta-los. Diante disto, acredite em Deus. Muitas doutrinas religiosas afirmam que o Pai Celestial, é o Deus do impossível. Diante disto quando cair ou desiludir-se com as pessoas, segure nas mãos Dele. Pois se Deus realiza coisas impossíveis, com certeza ele é capaz de fazer o impossível acontecer em sua vida. Acenda o fogo do otimismo. Explore o seu poder de luta e terá um grande futuro. Lembre-se: O fogo de um palito ou um incêndio em uma floresta começa sempre com uma pequena faísca.

Manoel João

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O QUE SIGNIFICA SER PLENO, E TER PLENITUDE?

























Estamos no universo para passar por  situações constantes, onde estamos ensinando e aprendendo, e chegarmos ao patamar de virtudes . O planeta é uma grande escola, viajando a milhares de quilômetros, onde não se tem férias, nem recreio, pois o aprendizado acontece em tempo integral.

Por ventura, as pessoas tem percebido que o tempo está passando cada vez mais rápido? Dias, meses, anos. Enfim mais um motivo para desfrutarmos o máximo de nosso tempo presente.


Nós gastamos muita energia física e mental, ocupando nossas mentes com acontecimentos passados e utopias futuras e acabamos rejeitando o nosso presente o qual o futuro será a consequência de nossas escolhas no aqui e agora, já que o futuro reside na esfera do empírico, fantasias e suposições, posto que ele ainda será escrito por nós mediante nossos atos, atitudes e pensamentos.

Pensar e agir no passado só nos traz angústia e sofrimento. Acabamos sempre julgando tudo e à todos pelo passado que já não existe mais, nos esquecendo que existe o agora, resultando o presente.

Se desprender do passado e não se arrepender de nada que tenhamos feito, pois o jeito somos hoje, é a soma de todas as nossas escolhas passadas. Nos cabe aceitar este fato, e seguirmos em frente. 
  
Acredito firmemente que a nossa vida é tocada de eternidade. Temos todos na nossa história pessoal aqueles momentos que resumem anos de procura e conhecimento. Em que podemos dizer que foi o dia em que nos tornamos uma outra pessoa, ou que mudou nossas vidas. Também os momentos que marcam definitivamente pela negativa, que impuseram rupturas e decisões dolorosas. Em tudo isto, há uma dimensão de qualquer coisa de definitivo que pode ser tão libertador, iluminador ou tão destruidor.

Por isso temos sempre atrás e à nossa frente um caminho complexo. Que procuramos que seja pleno, que aja plenitude em que tudo seja linear e óbvio.  E descobrimos que o que não abunda são as respostas fáceis.

Uma vida plena, não é uma vida cheia. Aliás as nossas agendas super preenchidas falam-nos mais de vento do que de mar. A plenitude está em pôr uma cor dentro dos nossos espaços vazios, ou cinzentos. Que ainda por cima são espaços que nem sabemos como os preencher. Talvez seja este o desafio e a surpresa: De deixar que sejam pintados por outro que sabe muito mais de nós e da nossa ida que nós próprios. E confiança assim gratuita não é fácil, porque teimamos sempre em ser donos de nós mesmos. Porem, isso é uma utopia. Se vivemos em família, em sociedade, como sermos donos de nós mesmos, já que sentimos e fazemos sentir nos outros os efeitos de nossos atos e pensamentos?

Se somos donos de nós, porque então nos melindramos, nos iramos, nos entristecemos quando algo ou alguém não faz o que queiramos que seja feito, e vice e versa? Confundimos independência com autonomia. Autonomia todos podem ter e isso é até relativamente fácil de se obter. Mas independência não. Todos nós dependemos de alguém. Dependemos de um homem e uma mulher para nascermos. Dependemos de um professor para aprendermos a ler e escrever. dependemos de uma faculdade para termos maiores conhecimentos e termos melhores chances. E veja bem: Até para escrever no facebook, dependemos de alguém que inventou o computador, o teclado, a telinha, e etc.

A plenitude da vida, cada 24 horas de um dia, deveria equivaler por uma vida inteira sendo plena.  É quando as pessoas mais sensíveis param e se permitem curtir o espetáculo do pôr do sol, percebendo, mesmo sem entender, que há algo muito maior e mais importante do que a busca frenética e mesquinha pelo dinheiro, pela fama e pelo poder, a qual está empenhado o mundo.

O mais importante, é perceber os valores pessoais, as experiências que se adquiriu ao longo da vida e elaborar um "plano de ação" . De qualquer forma, é necessário que haja incentivos e ações suficientemente poderosos para superar a auto crítica depreciativa e sobrepujar as forças retardadoras para o desfrute de uma maturidade e velhice feliz. A par dessas possibilidades, conseguir aceitar a si mesmo em suas condições já constitui, por si só, um feito extraordinário. O alívio gerado pela libertação dessas amarras, melhorará a qualidade dos relacionamentos com os outros e consigo mesmo, tornando-o mais forte emocionalmente. E quanto mais emocionalmente forte estivermos, menos nos  sentiremos ameaçado por s outras pessoas ou pelas circunstâncias. Daí para o "produzir" é um pulo, afastando o tédio, a tendência ao vício e a tristeza.

Quanto ao amor, mais vale um amigo por perto do que um parente longe. Aprenda a valorizar as pessoas que se importam com você e estão dedicando um partilhamento mesmo que momentâneos suas vidas, ao seu conforto e bem estar ao invés de gastar um tempo tão precioso com aquelas pessoas que não estão nem aí para você.

Em qualquer fase de uma vida plena,  a capacidade de se adaptar ao novo é essencial para gozar o prazer em viver, e ter plenitude na vida,  quer seja (re)aprendendo com o mais novo ou com o mais velho, quer seja ensinando ao mais novo ou ao mais velho. Assim, muitos são os motivos pelos quais é possível que a vida, seja um período prazeroso, produtivo e emocionante. Seja qual for sua idade, se você se julga velho ou novo, traga à memória somente aquilo que lhe pode dar esperança. A vida nesse planeta é tão curta que não vale a pena remoer nada, mas sim deixar o coração agir e pulsar no ritmo do amor universal, já que fazemos parte de um todo!

Curta intensamente cada momento do dia, pois afinal, como bem disse, aos 86 anos, o poeta e escritor alemão Goethe:

"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira".


Manoel João