Seja otimista!

Como ser feliz mantendo o olhar frio e o sorriso escondido? Como ser feliz, e se revoltar e se queixar? É como sair às compras sem dinheiro ou ir pescar sem anzol. Reconheça ser preciso jogar para longe o que for tristeza, desamor, e o espírito de levar vantagem, e colocar no lugar deles o prazer de viver em paz. Para se ter a felicidade é importante deseja-la por inteiro, robusta e quente, sob forte esperança no amanhã, porque, se deseja-la fraca, ela por si mesma se inutiliza desde o principio. A mente não é feita somente para atrair dinheiro ou bens materiais. A mente também faz isso. Mas sua maior finalidade é a criação dos valores morais e da paz, de tal modo que chegam a se refletir na face e atrai simpatias e benefícios. Se você tem hábitos enraizados, se você tem comportamentos de longa data, pensamentos que se repetem e se sente insatisfeito(a)...disponha-se a mudar. Não fique repetindo o passado, parado no tempo, inerte. Faça alguma coisa, construa um mundo novo, limpo e arejado. Você tem capacidade para isso. Acredite em um futuro brilhante. Você pode ser feliz tanto quanto, ou o quanto mais quiser ser feliz. Faça um autoexame do que você é, do que você pensa, em como vem se tratando e em como trata as pessoas e o planeta. Medite sobre a sua realidade, sobre o que tem feito com seu tempo e de como tem se relacionado si mesmo(a) e com os outros. E a partir disto, vislumbre e desenhe um novo futuro. Se você der o máximo de si na edificação de um futuro melhor, com esperança, fé em si mesmo e fé em um Poder Superior já terá começado a mudar seu quadro atual e a começar a se sobrepor como criatura bem sucedida. Confia em seu deus interior. Jesus disse: “Vós sois deuses, e como deuses podem fazer o que eu faço e muito mais se tiverem, fé!” A melhor confiança, a melhor defesa é a fé em seu deus interior. Aceite as quedas e perdas da vida. Cair e perder faz parte de nossa caminhada. Mas quando cair ou perder levante-se e caminhe ainda que sentindo dores. Não existem méritos em ficar deitado para evitar-se cair. Mas levantar-se todas as vezes que se cai. Somente assim aprenderemos algo. Acredite também em seu pais. Grandes homens e mulheres sempre acreditaram em suas nações. Diante disto quando partiram para a pátria espiritual, deixaram com seus feitos e ideias o planeta um pouco melhor. Não se aceite atolado em falhas ou em “pecados". Deus que é fonte de tudo e de todos não enxerga nossos erros, mas a força que fazemos para conserta-los. Diante disto, acredite em Deus. Muitas doutrinas religiosas afirmam que o Pai Celestial, é o Deus do impossível. Diante disto quando cair ou desiludir-se com as pessoas, segure nas mãos Dele. Pois se Deus realiza coisas impossíveis, com certeza ele é capaz de fazer o impossível acontecer em sua vida. Acenda o fogo do otimismo. Explore o seu poder de luta e terá um grande futuro. Lembre-se: O fogo de um palito ou um incêndio em uma floresta começa sempre com uma pequena faísca.

Manoel João

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PEDIDO DE UMA CRIANÇA A SEUS PAIS...


Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isso faz que me sinta mais seguro. Não me estraguem. sei que não devo ter tudo o que quero.Só estou experimentando vocês. Não deixem que eu adquira maus hábitos.
Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado. Não me protejam das conseqüencias de meus atos. As vezes eu prefiro aprender pelo caminho mais áspero.
Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para obter a atenção que desejo. Não sejam irritantes ao me corrigir. Se assim fizerem eu poderei fazer o contrário do que me pedem.
Não me façam promessas que não poderão cumprir depois. lembrem-se que isto me deixará profundamente desapontado.
Não ponham a prova minha honestidade, mas ensinem-me a ser verdadeiro; pois sou facilmente tentado a dizer mentiras.
Não me mostrem um deus carrancudo e vingativo. Isto me afastará Dele.
Não desconversem quando eu fizer perguntas sobre sexo, drogas ou gravides, pois eu procurarei na rua as respostas que eu não encontrei em casa, correndo o risco de aprender da maneira mais suja e errada. Respostas que eu poderia ter tido em casa e não tive.
Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis. Ficarei extremamente decepcionado quando descobrir algum erro de vocês.
Não digam que meus medos são bobos, mas sim, ajudem-me a comppreende-los. Não digam que não conseguem me controlar. Assim eu me julgarei mais forte do que vocês.
Não me tratem como uma pessoa sem personalidade. Lembrem-se de que eu tenho meu próprio modo de ser.
Não vivam apontando os defeitos das pessoas que me cercam. Isto criará em mim, desde cedo, um espirito intolerante.
Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não queiram me ensinar tudo.
Não desistam jamais de me ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo.
No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que vocês plantaram.

AUTOR ANONIMO.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

APENAS UMA OPINIÃO...




A evolução do ser humano é certa ou podemos dizer que seja uma utopia???

Nos seres humanos estamos cercados de tanta tecnologia, isso é bom? até que sim mas devemos ter em mente uma coisa que é importante, e uma questão que me preocupa é o que chamamos de bem estar.

Bem estar significa, estarmos bem conosco, com a vida e principalmente com a nossa saúde. Mas o que temos feito pra que isso aconteça?

Esta pergunta tem sido feita pra mim neste últimos dias, e devo confessar que mesmo essa pergunta que parece simples, se torna complicada.

O trabalho é importante, sim, mas até que ponto levamos isso á sério?

O que quero dizer é que acabamos passando a maior parte de nosso tempo nele, e com isso deixamos de lado "NÓS". Isso é uma verdade se pensarmos no assunto.

A vida está ai pra gente viver e ser feliz, e quando foi que você parou pra se permitir essa felicidade?

A quanto tempo não se faz o que realmente se gosta? e a família, os amigos, a quanto tempo não paramos pra curtir eles?

Tudo isso eu me baseio em fatos alarmantes onde as pessoas trabalham muito e divertem-se pouco.

O indice de acidentes nas Empresas é muito alto, infelizmente, e os números muitas vezes que aparecem nas pesquizas não são os reais.

Então o que quero dizer é que pra se ter um desempenho de trabalho satisfatório, devemos em primeiro lugar lembrar de "NÓS".

Devemos parar e rever alguns conceitos principais e simples, como por exemplo: ir a um cinema; sair com os amigos e familiares; jogar conversa fora; realizar sonhos que estão guardados numa gaveta escondida; e sorrir mais.

Tudo isso por incrível que pareça nos faz viver melhor, e conseqüentemente, melhoramos no trabalho.

As pessoas deveriam parar mais para ver o que realmente as fazem felizes, só assim teremos uma qualidade de vida melhor.

Deveria haver mais condições necessárias as pessoas.

Se vê na TV reportagens sobre Qualidade de Vida, mas pouco se pratica.

E você o que acha disso?

Essa é uma opinião minha e na medida do possível vou tentando me melhorar, pra depois não me arrepender ou achar que tudo foi em vão.

Mas se nós mesmos não começarmos por nós, como vamos querer que o mundo melhore?

domingo, 15 de agosto de 2010

SER HOMEM - UM ALTO PREÇO...



Em muitas culturas, as expectativas são bem diferentes quanto ao papel masculino e feminino. Ao garoto, desde cedo, são estimuladas a coragem, a competição, a agressividade, a iniciativa e o desempenho. Todas as suas atitudes são moldadas a partir deste referencial. Não é dificil imaginar quanto sofrimento e violencia psicógica o menino é submetido, para não fugir do estereótipo do que é ser homem.
Desde a infancia, o garoto persegue e é perseguido pela masculinidade com obstininação ferrenha. Para ser considerado homem, deve contrariar, rejeitar tudo o que dis respeito a feminilidade. Em geral, os meninos aprendem primeiro O QUE NÃO DEVEM SER. Essa aprendizagem é dificil, pois o homem nasce da mulher. A mulher o alimenta, supre suas necessidades físicas e emocionais e lhe dá carinho. É natural que ele se sinta gratificado e totalmente dependente dela na condição de bebe.
Essa relação de dependência, segurança e conforto vai deixar marcas profundas no seu psiquismo. Porem, em nome do modelo masculino qua a sociedade impõe, ele vai ter que lutar fortemente para se libertar do desejo de prolongar essa situação gratificante. Essa situação só ocorre através da repressão do vinculo profundo estabelecido com mãe desde o nascimento.
O processo de construção da identidade masculina é obtido, consequentemente, com grande esforço e alguns prejuizos, onde várias dicas erradas são transmitidas. Uma delas, clássica, é a que MENINOS NÃO CHORAM. Desse modo, o garoto contem suas lágrimas, engole o choro e não sente a ameaça da perda do afeto dos pais, caso não desempenhe seu papel de macho. Essa criança não tem idéia do quanto esse elogio irá lhe custar no futuro.
Outra deixa errada transmitida para os filhos desde cedo é a que OS HOMENS DEVEM EVITAR A INTIMIDADE E ESCONDER A SUA VULNERABILIDADE. isto quer dizer que eles tem que ser contidos e fechados. A idéia por tras desse mandamento significa que, se o homem se fechar para os sentimentos, se livra das ansiedades e decepções do envolvimento emocional.
O resultado disso é um individuo cuja personalidade se caracteriza por camadas de controle e repressão; é esperado dele que camufle suas emoções em nome da sua masculinidade. Com isso, ele perde a autenticidade e a espontaneidade tão importantes para a linguagem das emoções; ou seja: Não é livre para rir e chorar, tocar e ser tocado, respeitar para ser respeitado, e etc...!
A cultura aprisiona o homem na valorização do seu desenvolvimento exterior - conquistar coisas, fazer, agir. Voltar-se para as questões do interior - de si mesmo - não é coisa de homem e deve ser evitado.
Tal condicionamento a que ele é submetido, desde a sua infancia, desenvolve um padrão de cultura direcionado para a competição de objetivos, controle, e independencia.
Todas as atividades masculinas em sua maioria, tem como filosofia a consecução de metas. Nos jogos,o importante é ganhar e não participar. Ganha pontos quem marca pontos.
Não é de se estranhar que essa maneira de se posicionar influencie os relacionamentos afetivos. É do conhecimento geral que o homem vai direcionar todos os esforços para vencer o desafio de conquistar(ou como alguns dizem: PEGAR, CATAR...) uma mulher. Porem, uma vez conseguido o seu intento, o interesse diminui e começam a surgir os problemas.
Muitos relacionamentos se empobrecem em função dessa caracteristica, pois, depois da conquista, o interesse diminui. Várias vezes a relação até continua por necessidade, conveniencia, comodidade. O coração contudo, não está mais envolvido.
A dificuldade de alguns homens para agirem sem objetivo se estende tambem a vida sexual. Para eles, no sexo, a meta é o orgasmo, o gozo. É comum as mulheres se queixarem de que eles não sabem como beija-las, toca-las, acaricia-las, sem querer logo em seguida, passar ao ato sexual. Como tambem queixam-se da falta de companheirismo após o ato sexual.
É consenso entre a maioria dos homens que o sexo não ocorre por razões biológicas ou emocionais, mas porque o ato sexual é a parte vital de ser homem. E então, não é dificil supor que, não só o sexo, mas o relacionamento homem - mulher, pode ficar comprometido.
Obviamente, os homens tem vantagens e beneficios em decorrencia de um favoritismo cultural, profissional. Porem o preço pago por eles é bem alto, mas resta saber se vale a pena pagar esse preço. O que ganham em poder, perdem na expressão da afetividade em função da repressão emocional e no bom funcionamento orgânico, onde as doenças cardíacas tem sua maior relevância.
Será que é esse modelo masculino que o homem atual, que o homem de hoje, o homem deamanhã, o homem do século 21 quer hoje para sí? Será que é esse modelo reducionista de masculinidade que o homem quer para seus filhos? Será que esse homem não tem outras escolhas mais adaptáveis e satisfatórias para sua vida, nas quais a expressão do afeto, não ofereça ameaças? Será que ser homem e desfrutar intimidades e emoções são incompatíveis?
Alguns homens já estão se permitindo tais questionamentos no intuito de encontrar uma qualidade de vida melhor, mesmo nos seus relacionamentos, não reprimindo suas emoções e expressando seu amor, sua fetividade, sua intimidade. Talves, dessa maneira, o homem possa soltar os grilhões que o aprisionam durante séculos e ser livre na expressão dos seus sentimentos sem ter medo de ferir ou "perder" sua masculinidade.

GESTO SENSUAL DO DIA:

Brincadeiras no Amor: Amar é compartilhar alegria. É o se manter criança sendo adulto. é a felicidade descontraida e brincalhona. desse modo é que devemos amar sempre.